Muitas pessoas me perguntam qual a idade ideal para primeira consulta com um Ortodontista, e a resposta é: depende. Isso porque se a criança está sendo acompanhada por um (bom) Odontopediatra a abordagem dele pode retardar a necessidade da visita ao Ortodontista em alguns casos. Mas em geral uma primeira consulta aos 6 anos já seria um momento interessante, visto que problemas que se estabeleceram pelo uso prologado da chupeta (bico), mamadeira e outros hábitos deletérios já não terão autocorreção e a partir dessa idade a dentição decídua já está completa e para muitos pacientes inicia-se as trocas dentárias com a dentição permanente. Mais importante que a idade é a oportunidade ideal de abordagem.
Mas se eu levar meu filho nessa idade ao especialista ele já vai colocar aparelho? Não, para muitos casos as intervenções não envolvem aparelhos e para outros o importante é apenas estabelecer o diagnóstico inicial ou uma rotina de acompanhamento das trocas dentárias.
Nos próximos posts vamos falar sobre os desenvolvimento da dentição, as abordagens terapêuticas, como o cirurgião-dentista pode atuar nas etapas de prevenção e interceptação e os efeitos e consequências dos desvios no processo do desenvolvimento crânio-facial e das interferências oclusais e funcionais. Até breve!

